sexta-feira, 28 de março de 2008

ACUPUNTURA E OBSEDIDADE

Endereço Eletrônico para leitura:

http://vidaklim.com/Portal-demo/acupunturaeobesidade.html

O alimento causa sensação de prazer e bem estar devido a liberação de serotonina. Felizmente acupuntura facilita muito a liberação desta substância no nosso organismo de forma totalmente natural, ajudando muito quem quer emagrecer sem se sentir infeliz.
Existe a crença comum de que filho saudável é o filho que se alimenta bastante, quando na realidade a saúde está no equilíbrio.Infelizmente nos alimentos mais saborosos é onde estão as maiores calorias. Adquirimos o hábito errado dos pais, que no intuito de ajudar os filhos, acabam acostumando-os a comer demais.São vários os motivos que podem fazer uma pessoa ser obesa: - 10 % são problemas glandulares, - 30 % é devido comer por prazer ou hábitos alimentares errados.- 60 % é devido à ansiedade e ao estilo de vida. Tais compulsões como comer por ansiedade, por tristeza, depressão, euforia, etc. Inconscientemente, algumas pessoas têm como estereotipo de sucesso indivíduos gordos, marcas de carro, relógio, restaurantes famosos... esse comprometimento com o estilo americano fez com que nosso País entrasse numa alta de obesidade aumentando o índice de cardiopatias, depressão, e diversas síndromes decorrentes de maus hábitos no estilo de vida. Na China onde morei mais de um ano em 1998, dificilmente encontramos obesidade nos hospitais e nas ruas. Podemos até sugerir que é um País pobre, mas a alimentação assim como a saúde e educação estão ao alcance de todos, e com uma boa qualidade.- Outro grave problema que leva a obesidade é o costume de comemorar tudo com comida: casamentos, aniversários, encontro rotineiro com amigos, etc.
ESTATÍSTICAS DOS RESULTADOS OBTIDAS NOS TRATAMENTOS COM ACUPUNTURA ·Foram observados 567 casos de obesidade tratados com acupuntura. Os resultados obtidos foram os seguintes: - 469 (83%) apresentaram resultado satisfatório, - 98 (17%) não apresentaram resultado (não foi citado se houve ou não empenho destes pacientes, faltando às sessões ou não colaborando). Observamos que houve uma efetividade de 83%. Fonte: Shangai Journal of Acupuncture and Moxabustion, 1984
Para ser possível um tratamento de obesidade pela MTC, é preciso através do diagnóstico enfocar não só a gordura em si ,mas os principais fatores mais prováveis que causam a desarmonia: as emoções instaladas em seus respectivos órgãos. A mente (SHEN) é uma das substâncias vitais do corpo. É o mais sutil e não substancial tipo de Qi. Shen é freqüentemente traduzido como “espírito” nos livros de acupuntura traduzidos por ocidentais. Acredito que sua tradução mais precisa é Mente, o complexo de todos os cinco aspectos mentais e espirituais do ser humano. De todos os órgãos a mente é a mais intimamente relacionada ao coração, que para um leigo em MTC fica vago a explicação e a relação com a obesidade, mas este é o caminho para harmonizarmos uma pessoa que perdeu seu equilíbrio através de padrões como insegurança, raiva e tristeza.Ao trazermos conteúdos e ferramentas para este ser que está confuso e, portanto distante de sua harmonia interna e externa, recobramos memórias corporais e fisiológicas, através de aplicações que são destinadas a harmonizar o fígado, órgão que regula e harmoniza o nível mental, diminuir o excesso de pensamentos os quais criam distúrbios no sistema do Baço, que é o responsável por pulverizar e fixar os minerais essenciais ao nosso organismo.É claro que as emoções afetam outros órgãos também, porém é apenas a Mente que realmente identifica e sente as emoções. Por exemplo, a raiva afeta o fígado, no entanto ele não pode senti-la, pois não armazena a mente, apenas o coração pode senti-la, é neste sentido que a MTC irá conduzir o tratamento para que as substâncias sejam liberadas no organismo.Acalmando o Shen, harmonizando o fígado, liberando serotonina, acalmando e organizando os pensamentos, daremos ao paciente a oportunidade de ouvir e sentir com mais amor o seu organismo, respeitando-o e nutrindo-o com o suficiente. Deixando a mesa da refeição ainda com um pouco de “fome”, espaço este que quando preenchido vira gula! A MTC (Milenar Terapêutica Chinesa) entra também com a orientação alimentar de acordo com a constituição física do paciente diminuindo o peso gradativamente, sem medicamentos, com exercício, e muito amor.O equilíbrio das calorias deve durar a vida inteira e é algo diferente de “seguir dieta’”.A luz do Oriente, o lugar onde bebemos da fonte das emoções do hemisfério direito, nos proporciona o equilíbrio para o Ocidente, o hemisfério esquerdo do cérebro para vivermos com mais equilíbrio, mesmo sabendo das impermanencias da vida.
A gordura é uma forma do nosso corpo de armazenar energia, necessária para a sobrevivência o problema é o excesso deste acúmulo de gordura, que causa volume (barriguinha).
A gordura fica armazenada em células chamadas de adipócitos. É a "coleção" das células adipócitas que forma a gordura corpórea ou gordura localizada.Nosso organismo funciona como no sistema bancário: quanto mais se guarda e menos se gasta, maior o volume acumulado. No sistema bancário o volume acumulado será o dinheiro, porém no nosso organismo o acumulado será a gordura. Melhor mesmo é acumular um bom estilo de vida,saudável, esportivo e garantir que sua jornada seja como um rio natural que sabe o seu destino: o grande Oceano!
Formada em Medicina Tradicional Chinesa pelo Instituto TAO de Brasília e na Academy of Traditional Chinese Medicine em Pequin, estágiou nos MTC Hospital e Beijing Tong Ren, Clínica Kullman em Dorthmund Alemanha. Instrutora de Yoga pelo Instituto Narayana. Massoterapeuta em Tuiná na China e Shiatsu no Gero Spa Onsen - Japão.

Quer saber mais sobre Rosamaria Bueno e seu trabalho?Acesse: www.rosamariabueno.com.br
A Obesidade pela Visão da Medicina Chinesa
O costume de amenizar conflitos emocionais com comida começa no berço, quando a mãe leva mamadeira ao bebe toda vez que este chora, mesmo quando este choro não era motivado por fome.O nenê se alimenta mesmo sem estar com fome, afinal a mamadeira é muito saborosa. Acaba ficando com sensação física, emocional e psíquica agradável e isto o condiciona a associar alimentação com bem estar físico. Quando se é criança é comum ouvir a mãe dizer que criança boazinha come tudo. Quando se fica adulto toda vez que se sentir triste ou ansioso, sentirá necessidade de se alimentar para diminuir o sentimento desagradável. Porém está ingerindo calorias a mais do que realmente necessita, causando o acúmulo de gordura - obesidade.
Rosamaria Bueno

Um comentário:

Edificarte disse...

parabéns pelo blogger.
quando der visite o meu, deixe recado.

abraços